E dia 02 de Maio, o que será?

por Leandro Hoehne

Para quem é de Ermelino ou vive perto, sabe que uma das festas mais tradicionais do bairro é a festa de primeiro de maio. Uma comunidade de raiz operária re-vive nas manhãs deste feriado os desfiles cívicos que ano a ano mobilizam a comunidade, seja para participar das fanfarras que descem a Avenida Paranaguá, seja para apreciá-las.

Porém cada vez mais a festa dá lugar a insteresses politiqueiros, com politicos postrados em palanques, de microfone na mão propagandeando nosso Sub-prefeito coronel (totalmente alheio ao movimento cultural e social de Ermelino Matarazzo) ao invés da comunidade com voz ativa. Foi triste ver que a maior parte do tempo da apresentação das escolas, bandas marciais e rodas de capoeira eram feitas para este palanque coronelista, de frente para o coronel e de costas para a comunidade que se aglomerava nas calçadas da Avenida Paranaguá.

Bem ao modo pão e circo, a festa é cada mais financiada para que seu seu significado de celebração e luta seja enfraquecido. Palcos que reproduzem a péssima qualidade musical recorrente e emburrecedora na mídia, barracas que vendem seus produtos a preços absurdos, grupos que perambulam de cuca cheia quebrando tudo pelo bairro depois dos fogos (que, ao menos eles, foram belos este ano).

Cadê aquele 1º de Maio que meu avô me levava para ver de seu cavalo as balizas, trombones e tubas? Aquele em que eu saía para andar de bicicleta pela avenida interditada, livre de carros e tomada de crianças? Onde a esquina da praça virava um ótimo lugar para sentar e jogar truco? Onde a rua virava a casa de todo mundo? Onde o espaço público tornava-se realmente público?

O que ví foi um palanque, cheio de seus políticos e paga-paus olhando-nos de cima.

Também ví uma barraca bem sugestiva do que de fato nossa tão tradicional festa poder se tornar:

Para finalizar deixo aqui como indicação de leitura a ótima abordagem do tema feita pelo Passa Palavra, em seu post Primeiro de Maio: dia de luta (e festa) ou dia de festa (e luta)?

Também indico este site http://www.primeirodemaioermmatarazzo.com.br/index.php que conta um pouco da história e disponibiliza fotos antigas e muito interessantes da festa em Ermelino. Também encontrei este vídeo na internet http://www.videolog.tv/video.php?id=223131 que contém algumas imagens.

Qualquer dia, com tempo, posso postar algumas imagens antigas mostrando o quanto eu e minha família já aproveitamos dos bons anos de Festa.

E dia 02 de Maio, o que será?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: