Nova União

No ultimo dia 23/09/2010 o Balaio visitou a comunidade de União de Vila Nova, localizada na periferia da zona-leste de São Paulo. Este bairro faz parte de área mais conhecida por Jardim Pantanal, pertencendo a Subrefeitura de São Miguel Paulista e subdistrito de Vila Jacuí. Fica entre os viadutos de Cumbica – em Ermelino Matarazzo – e Jacu Pêssego – em São Miguel. Como em todas as comunidades do extremo nordeste da cidade que ficam espremidas entre a linha 12 da CPTM, rio Tietê e Rodovia Ayrton Sena, União de Vila Nova também viveu e vive processo de segregação em relação as áreas próximas, que, mesmo sendo pobres, possuem melhores condiçoes estruturais.

  

:mais informações clique aqui:

O Balaio foi convidado a conhecer a organização Nova União da Arte – NUA – e seu fundador, Antonio Hermes de Souza, um lutador determinado a fazer deste lugar um modelo em qualidade de vida na cidade. :clique aqui: Fomos guiados por ele pelas ruas tomadas por obras de viadutos e conjuntos habitacionais em mais de uma década de intervenção da CDHU e organizações de fora do bairro. Hermes nos conta que foram vários os investimentos e tentativas do mesmo para melhoria no bairro que vão desde infra-estrutura e grandes empreendimentos, até projetos paisagiscos públicos e privados. É possível ver, por exemplo, casas com pinturas coloridas criadas em projeto de Ruy Otake.

Mas com certeza são as outras iniciativas que mais chamam a atenção do Balaio: as que partem da própria comunidade. Partindo do NUA foi possível conhecer o Filó Cabruera, um dos projetos da organização que faz maravilhosas bolsas a partir do reaproveitamento de baneres. Este ano, o quarto consecultivo, serão vendidas bolsas na Mostra Interncional de Cinema de São Paulo, feitas dos próprios baneres de divulgação do mostra passada. São as mais diversas opções de design e combinação de cores e desenhos.

Pelo caminho, praças, cantos de rua e muros pintados. Com desenhos feito pinturas rupestres, com formas e cores diferentes de qualquer outra já vista, vão se delineando na plasticidade do traço as identidades que compõe aquela comunidade. São pinturas criadas em sua maioria por jovens do Ateliê de Artes que tem Rodrigo Munhoz (parceiro de longa data) como um dos arte-educadores. “Nós tínhamos pintado uma baleia gigante nesse muro, mas deu confusão. Uma moradora quis que apagasse. Disse que era a serpente do demônio”, contando-nos enquanto seguíamos para um terreno de entulhos em que se encontrava uma carcaça de automóvel que seria pintada pelos jovens da oficina.

A dinâmica de transformação do bairro fundado em 1987, que tem passado de esquecido a modelo pelas mãos populares de seus habitantes em diálogo com o poder público, foi concretizada em 60min de atividade artística. Aos poucos um carro enferrujado transformou-se em um bicho marinho e se re-transformou em uma onça. As crianças tomaram conta das tintas, pincéis e rolinhos e a cada piscar de olhos o carro virava uma outra coisa. “Sempre acontece isso”, diz Rodrigo. Como se fosse possível presenciar alí o potencial de re-invenção e re-significação das coisas, do ambiente, da vida, numa comunidade socialmente exposta aos mais altos níveis de vulnerabilidade porém o mesmo tanto mobilizada para reverter essa realidade.

Voltando a sede do NUA inicia-se de fato uma conversa para firmar parceria. Tudo acontece muito rápido, o Hermes é um visionário e o Balaio se identificou muito com este impulso positivo, de estar sempre criando e buscando novas maneiras de trabalhar com aquilo que se acredita. As vontades vieram de encontro umas as outras e nasce naquele momento um vínculo entre nosso Balaio e a Nova União. A possibilidade concreta de parceria é para a ocupação conjunta de um espaço público em vias de ser cedido pela Subprefeitura de São Miguel Paulista, um espaço para abrigar todas as idéias mirabolantes que sairão de nosso Balaio.

Sem querer contar com o ovo no Ó da galinha, mais detalhes virão em breve, com boas notícias. Por enquanto, vejam as fotos de nossa visita:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: