III Simpósio Internacional De Comunicação e Cultura na América- Latina: Integrar para além do Mercado

O Balaio participará do III Simpósio Internacional De Comunicação e Cultura na América- Latina: Integrar para além do Mercado, que acontecerá no Memorial da América Latina entre os dias 29 e 31 de março.

A mesa da qual o Balaio irá participar pretende expor e refletir sobre as experiências de produção cultural realizadas por grupos comunitários da periferia de São Paulo, nas áreas de literatura, teatro, audiovisual entre outros. O eixo é o potencial destas experiências na construção de mídias alternativas centradas em olhares distintos da realidade e no fortalecimento de vínculos comunitários. Será coordenado pela Profa. Ms. Fabiana Amaral, do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação). O debate ocorrerá no dia 30/03, das 9 as 12h.

O grupo será representado pelo integrante Leandro Hoehne, que falará sobre as experiências comunitárias em circo e das experiências artísticas de câmbio com outros grupos da periferia, culminando na formação da Rede Livre Leste. Também comporão a mesa:

Alessandro Buzo (Escritor)
Alessandro Buzo é um escritor que surgiu na periferia e até aqui lançou 5 livros e 3 volumes da coletânea “Pelas Periferias do Brasil”, do qual é organizador.
Além da literatura, apresenta o quadro “Buzão – Circular Periferico” do Programa Manos e Minas da TV Cultura. No cinema lançou o filme “Profissão MC”, que dirige junto à Toni Nogueira. Promove eventos entre eles o “Favela Toma Conta” que já está indo para a 22a edição.

Priscila Preta (Capulanas)
As  Capulanas é um grupo composto por jovens de movimentos artístico politicos de São paulo. A cia nasce da vontade de dialogar com a sociedade sobre as descobertas, anseios e percepções da mulher negra. A proposta da Cia é de fortificar a imagem da mulher negra, para isso nos apropriamos do pensamento da cultura popular, onde todas as artes se fundem: a música, a dança, poesia, artes plásticas, teatro e outros. A herança da cultura da oralidade para a Diáspora africana, que no Brasil é presente na cultura popular, em evidencia do norte e nordeste do país, é de grande importância na integração do mundo natural, a presença do sagrado e a valorização da memória. Mulheres africanas e afro descendentes mantém em comum o laço de soberania espiritual sobre seus povos estabelecendo um elo imaginário de ascendência e descendência.

Mateus Subverso (Edições Toró)
Grafiteiro e Dançarino. Integrante fundador da Posse de Hip Hop Suatitude. Tecelão de livros, rádios e vídeos das Edições Toró.
Edições Toró é uma editora que surgiu em 2005 da necessidade de lançar os textos de uma demanda de escritores moradores da  periferia de São Paulo. Publicou vários livros: livros de poesia, quatro livro de contos, um romance, uma coletânea com 23 autores, uma peça teatral e dois livros de artes visuais que primam por um design muito particular.

Paulo Soares de Carvalho Junior (Pombas Urbanas)
Ator. Formado no curso Técnico-Ator do Centro de Comunicações e Artes do Senac–SP 1999 a 2001, sob coordenação de Lino Rojas.
O grupo teatral Pombas Urbanas completou em outubro de 2009, 20 anos de existência. Sua missão desde então é promover o desenvolvimento local, cultural e humano através da Arte de comunidades de baixa renda. Tendo o jovem como principal gestor das atividades, criar um espaço para o saber que o jovem traz da vida, que crie diálogo para sua comunidade, atendendo as necessidades da comunidade de expressar-se com arte, construindo e multiplicando novos conhecimentos e promovendo a formação artística e humana de crianças e adolescentes, que fortaleça a identidade cultural local e produza criativamente o aperfeiçoamento de habilidades locais e a geração de renda.

Makrrão (A Banca)
Músico, educador social a 7 anos, instituto Sou da Paz como educador. Atua na banca como produtor cultural.
A Banca é uma Produtora Cultural Social que utiliza a Música e a Cultura Hip-Hop como ferramenta de inclusão cultural e transformação social com atividades como ensaios abertos, shows, eventos musicais e oficinas em espaços públicos, com foco nos jovens de comunidades periféricas.

Clique aqui para ver a programação completa do Simpósio

O evento é gratuito. Segue flyer eletrônico de divulgação:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: